Águia negra

Aquila verreauxii 

A águia negra, ou águia de Verreaux, encontra-se principalmente no sueste africano, embora já tenha sido encontrada em zonas tão a norte como Israel.

São aves pouco dadas à companhia humana, preferindo locais montanhosos e rochosos, longe do contacto com populações, pelo que esta águia grande é um símbolo dos últimos locais verdadeiramente selvagens de África.

Com uma espectacular coloração negra e o característico "V" branco na zona dorsal, são facilmente identificáveis. Em voo apresentam a zona distal inferior da asa branca.

Geralmente têm cerca de 1 metro de comprimento e uma envergadura de asas de 2,50 metros. Pesam entre 3 a 4 Kg, podendo as fêmeas ser um pouco mais pesadas na época reprodutora. 

Fazem os seus ninhos em faces de falésias e penhascos, embora por vezes possam ser utilizadas árvores muito altas.

Geralmente são rapinas não migratórias mas os jovens afastam-se bastante do ninho em que foram criados.

Ambos os progenitores incubam os ovos, geralmente de 1 a 3 por ninhada, durante um período bastante longo (até 46 dias). Tal como é comum entre as rapinas, apenas um dos pintos sobreviverá, normalmente o primeiro a nascer pois é o mais forte e desenvolvido. Os seus irmãos vão ficando cada vez mais fracos devido a não conseguirem alcançar alimento, acabando por ser devorados pelo mais forte.

Alimentam-se principalmente de pequenos mamíferos, embora sejam capazes de capturar antílopes com cerca de 16 Kg. Outras aves e mesmo répteis podem também fazer parte do menu. As presas são capturadas a partir do ar, com a ave voando perto do solo.

Temas relacionados:

Lista de espécies   África   Ásia   América do Norte   América do Sul   Austrália   Europa   Oceanos   Zonas Polares

Subscreva também a nossa newsletter:

 

simbiotica.org

Bookmark and Share