Sub-filo Cephalochordata

Os cefalocordados (gr. cephale = cabeça + chorda = cordão) são um pequeno grupo (cerca de 30 espécies) de animais semelhantes a peixes, geralmente designados anfioxos, e que habitam costas temperadas e tropicais, onde vivem enterrados na areia apenas com a extremidade anterior de fora, embora possam nadar vigorosamente.

Estes animais têm grande interesse zoológico pois apresentam de forma simples as 3 principais características dos cordados, sendo considerados semelhantes a algum hipotético ancestral deste filo. Outros autores consideram, no entanto, que estes animais são antes peixes degenerados, sendo o ancestral um animal do tipo tunicado.

Corte transversal a nível da faringe num anfioxo

São animais pequenos (5 a 10 cm de comprimento) e translúcidos. O corpo é alongado, achatado lateralmente e afilado nas duas extremidades, sem cabeça distinta, acompanhando a falta de um encéfalo bem definido.

Têm duas barbatanas baixas, sustentadas por delicados raios, a dorsal correndo quase ao longo de todo o corpo e a ventral, ou pré-anal, termina no ânus. A  cauda tem uma barbatana membranosa. Ao contrário dos peixes, não apresentam barbatanas pares.

A boca é ventral e anterior, rodeada por cirros sensoriais, e o ânus fica ligeiramente para o lado esquerdo. 

Detalhe da zona anterior de um anfioxo

A água entra pela boca, passa pelas fendas branquiais e sai para uma cavidade interna designada átrio. Este é uma cavidade externa, forrada por ectoderme, não sendo um celoma. Daí a água sai para o exterior pelo atrióporo, frente ao ânus. 

Assim, a respiração é feita por branquias, simultaneamente com a alimentação por filtração. As partículas alimentares são empurradas da faringe para o sistema digestivo por muco.

 Ao contrário dos urocordados, os cefalocordados conservam no adulto as características típicas dos cordados, com notocorda dorsal estendendo-se desde a extremidade anterior (daí a designação do subfilo) até á ponta da cauda. 

O cordão nervoso acompanha dorsalmente a notocorda e a faringe á ampla e com inúmeras fendas branquiais diagonais.

A metamerização é evidente nos músculos em forma de <<, que se podem ver á transparência formando miómeros. 

O celoma no adulto é reduzido e complicado, excepto em volta do intestino.

O sistema circulatório é fechado mas sem coração diferenciado, devendo-se a circulação sanguínea a contracções da aorta ventral. A excreção é feita por cerca de 100 pares de nefrídeos.

A reprodução é geralmente sexuada, com sexos separados e fecundação externa. As gónadas libertam os gâmetas para o átrio, de onde são libertados para o exterior. Do ovo resulta uma larva ciliada de vida livre, que cresce e assume gradualmente as características do adulto.    TOPO

Temas relacionados:

Filo Chordata   Sub-filo Urochordata   Sub-filo Vertebrata   Sub-reino Parazoa   Sub-reino Eumetazoa   Filo Echinodermata

simbiotica.org

Bookmark and Share