Desenvolvimento em Anfíbios

Nos anfíbios as fêmeas produzem grande número de ovos, cobertos por uma substância gelatinosa. Já antes da fecundação, o ovo apresenta polaridade externa, pois o pólo animal é mais pigmentado que o vegetativo. 

Com a fecundação, essa pigmentação desloca-se para a zona intermédia entre os dois pólos, indicando o que será a parte dorsal do animal – crescente cinzento – localizado exactamente no lado oposto ao ponto de entrada do espermatozóide. 

Ao eixo pólo animal - pólo vegetativo irá corresponder o eixo antero-posterior do animal, sendo o pólo animal a cabeça.

Dado o ovo anfíbio ser heterolecítico e mesolecítico, a segmentação atinge todo o ovo mas forma blastómeros de diferente tamanho – segmentação holoblástica desigual. 

A blástula resultante apresenta mais de uma camada de células, rodeando um blastocélio em posição excêntrica (mais próximo do pólo animal).

A gastrulação inicia-se no crescente cinzento, perto do seu limite inferior, onde surge um sulco em forma de meia-lua. Esse sulco irá originar o blastóporo e é o local onde os macrómeros se vão deslocar para o interior. Além disso, os micrómeros dividem-se mais rapidamente, envolvendo as células maiores, numa combinação de invaginação e epibolia. O blastóporo forma o ânus e a boca abre na extremidade oposta do embrião – deuterostomia.

Na zona dorsal da ectoderme diferencia-se uma zona mais ou menos plana designada placa neural, que irá originar o tubo nervoso. Esta zona afunda-se ao centro – goteira neural – e os bordos elevados e espessados acabam por se unir num tubo de origem ectodérmica. Por baixo da placa neural, na zona de mesoderme dorsal,  diferencia-se o cordoblasto, que formará a notocorda e as vértebras. Lateralmente ao cordoblasto surgem blocos celulares – sómitos – que originarão os músculos segmentados. Mais abaixo, a mesoderme apresenta dois folhetos, separados pela cavidade celómica, um voltado para a ectoderme – folheto parietal – e outro voltado para a endoderme – folheto visceral.                                                                                                      TOPO

Temas relacionados:

Desenvolvimento animal   Embriogénese em vertebrados terrestres   Reino Animalia   Desenvolvimento vegetal

simbiotica.org

Bookmark and Share