Subfilo Lycophytina

Actualmente existem cerca de 1000 espécies desta divisão que existe desde o período Devónico, tendo-se extinguido há cerca de 248 M.a. todos os géneros que incluíam árvores pequenas e de médio porte. Todos os representantes actuais são herbáceos.

Selaginela com estróbilo Licopodium, muitas vezes confundido com um musgo

As licofitinas arbóreas são as plantas dominantes nas jazidas de carvão do Carbonífero.

São plantas que geralmente vivem em locais tropicais húmidos, embora a sua distribuição vá desde o árctico a zonas tropicais. No entanto nunca são membros muito distintos do coberto vegetal, sendo mais notórias em zonas temperadas e frias no Inverno pois são sempre verdes.

As licofitinas apresentam algumas características consideradas primitivas, como por exemplo, ramificação dicotómica ou folhas pequenas - micrófilos - dispostas em espiral e com uma única nervura.  Os micrófilos cobrem completamente o tronco muito ramificado.  

A definição de micrófilo não se refere apenas ao tamanho da estrutura pois existem plantas dom micrófilos bastante longos, mas sim ao facto de apenas existir um fixe de tecido vascular, o que torna a estrutura estreita.

As estruturas reprodutoras – estróbilos – localizam-se sempre na extremidade dos ramos e são conjuntos de esporófilos, que sustentam, por sua vez, os esporângios. 

Esporângio preso ao estróbilo e contendo isósporos, em Licopodium Macroesporângio e macrósporos em Selaginela Microsporângio e micrósporos em Selaginela

A germinação dos esporos iguais (isosporia) origina a formação de um gametófito monóico, que pode requerer de 6 a 15 anos para produzir gametângios (anterídeos e arquegónios)  maduros.

A fecundação é ainda dependente da água pois os gâmetas masculinos são biflagelados. O embrião desenvolve-se no interior do arquegónio, por vezes durante um longo período de tempo, mas eventualmente torna-se independente.

Algumas das plantas mais conhecidas deste taxon pertencem aos géneros Selaginela e Licopodium, ao qual pertence o ciclo de vida descrito. A selaginela apresenta um ciclo de vida algo diferente pois existe heterosporia e a correspondente formação de gametófitos dióicos (macro e microgametófitos). A fecundação é ainda dependente da água.                                                                                                                                                                              TOPO

Temas relacionados:

Ciclos de vida em plantas   Reino Plantae   Filo Bryophyta   Filo Tracheophyta   Subfilo Sphenophytina   Subfilo Pterophytina

simbiotica.org

Bookmark and Share