Lobo comum

Canis lupus lupus

Poucos animais poderão competir com o lobo no imaginário humano, desde tempos imemoriais. Desde histórias de terror em pessoas eram devoradas (embora os pastores pouco mais necessitem que um pau para afastar um lobo ameaçador), a contos de crianças criadas por lobas, de tudo um pouco o lobo ganhou fama. Não são contos como o Capuchinho Vermelho ou os 3 porquinhos que ajudam a nossa visão do lobo.

Para o canídeo típico, os lobos são animais grandes e a sua adaptação a diferentes ambientes e climas levou a variadas formas. Têm entre 100 e 150 cm de comprimento e podem chegar a pesar 70 Kg, sendo os machos maiores que as fêmeas.

A pelagem é castanha mosqueada, com o ventre claro. Ao contrário dos lobos (da mesma espécie) norte americanos, os lobos europeus quase nunca são negros.

Os lobos têm uma dieta variada, sendo que quase toda é composta por animais maiores que eles, principalmente cervídeos. Embora sejam capazes de matar animais adultos saudáveis, estudos mostram que  mais de 60% das presas são animais jovens, fracos ou velhos. Na realidade, a percentagem de animais debilitados na sua dieta pode ser maior, pois os lobos são observadores astutos, apercebendo-se de aspectos que ao Homem passam despercebidos. Os animais saudáveis fogem frequentemente à morte lutando contra a alcateia, podendo mesmo matar alguns lobos.

Os lobos são animais muito sociais, comunicando activamente através da visão, som e olfacto. Tal como nos cães domésticos, cauda elevada e orelhas arrebitadas significam atenção ou mesmo agressividade. Expressões faciais, enfatizadas pela posição dos lábios e mostrar dos dentes são as formas mais dramáticas de comunicação.

As vocalizações incluem guinchos, grunhidos, latidos, rosnadelas e uivos, que lhes permitem manter contacto através de distâncias superiores a 8 Km. O cheiro da urina e do material fecal transmite informação sobre o estatuto social e condição reprodutora, servindo também para delimitar território. Uma glândula na base da cauda excreta químicos também usados na comunicação.

Embora possam viver sozinhos, a maioria dos lobos vivem em grupos designados alcateias, compostos por 5 a 12 indivíduos, dependendo da disponibilidade de presas. A alcateia é formada pelo casal de progenitores e suas crias (do ano e de anos anteriores), bem como animal aparentados com eles (irmãs ou irmãos).

O casal alfa é o núcleo da alcateia, sendo geralmente o único a produzir descendência, em média 4 ou 5 crias por ninhada. Por vezes outras fêmeas produzem ninhadas mas estas são mortas, de modo a que todos ajudem a criar a ninhada alfa. 

O acasalamento do casal alfa é para a vida, e um dos dois, o macho ou a fêmea, é também o chefe da alcateia. 

A alcateia tem uma hierarquia rígida que reflecte estatuto social e privilégios. Machos e fêmeas têm hierarquias diferentes. Estas posições hierárquicas são constantemente desafiadas, tentando cada animal melhorar o seu estatuto.

Quando as alcateias se encontram podem ocorrer lutas violentas, em que geralmente um dos lobos é morto. No entanto, tais lutas são raras, pois as alcateias mantêm-se dentro do seu território (uma área entre 65 e 300 Km2, dependendo das presas), que é, por sua vez, apregoado com marcações de urina e fezes. Nos limites do território estas marcações são feitas mais ou menos a cada 3 minutos de caminhada.

Para aumentar a segurança, as alcateias uivam, mas este pode ser um estratagema perigoso pois os uivos revelam a força do grupo, podendo encorajar um grupo mais forte a atacar. Assim, os uivos são raros e sempre feitos em conjunto. Apenas haverá resposta de outra alcateia se esta puder igualar o tamanho do grupo ou estiver a defender uma presa, por exemplo.

Desde há milhares de anos que o lobo selvagem compete com o Homem (pela caça grossa e matando o gado), enquanto o lobo domesticado se tornava o seu melhor amigo. 

Esta contradição é a essência da relação do Homem com este canídeo, enquanto uns lutam para o reintroduzir em zonas em que foi anteriormente exterminado, outros tentam a todo o custo eliminá-lo de vez.  TOPO

Temas relacionados:

Lista de espécies   Europa   Austrália   África   Ásia   América do Norte   América do Sul   Oceanos   Zonas Polares

simbiotica.org

Bookmark and Share