Mamba negra

Dendroaspis polylepis

A mamba negra é uma muito famigerada cobra venenosa de África. As histórias sobre esta serpente são incontáveis e sempre aterradoras. Fala-se de mambas negras que perseguiram pessoas durante horas ou que entraram numa casa e mataram todos os seus ocupantes sem excepção, entre muitas outras. 

É facto que a sua agressividade, toxicidade do seu veneno e velocidade são sempre grandemente exageradas pelos contadores de tais histórias mas também é facto que estas cobras de coloração castanho esverdeada são das mais perigosas do mundo.

A pose de ameaça de uma mamba negra, cabeça e pescoço levantados e boca de fundo negro aberta (a origem do seu nome, dado que o seu corpo não é negro), é com certeza uma imagem impressionante, para quem já a observou de perto.

Podem atingir os 4 metros de comprimento mas a maioria tem cerca de 2,5 metros, com um corpo forte mas esbelto, sendo a mais terrestre das 4 espécies de mambas (as outras 3 espécies de mambas são verdes e são arborícolas, é mesmo essa a origem do nome do género: dendro = árvore + aspis = cobra). Apreciam habitats abertos, como as savanas ou locais rochosos, daí a sua coloração eminentemente clara.

São serpentes diurnas, dormindo à noite em buracos, árvores ocas ou mesmo termiteiras abandonadas, locais a que retornam fielmente todas as noites, se não forem perturbadas. Mantêm igualmente locais preferidos para se aquecerem, como rochas expostas ao sol.

Alimentam-se vulgarmente de presas pequenas de sangue quente (mamíferos e aves), que perseguem activamente, mordem e prendem até que o veneno paralisante faça efeito. Depois engolem o animal inteiro, como é vulgar nas serpentes.  Quando a presa é demasiado grande para ser agarrada com segurança, a mamba morde e liberta o animal, que seguirá até este deixar de lutar por acção do veneno.

O seu veneno varia, em composição, de animal para animal, especialmente quando em diferentes locais de África. Contém potentes neurotoxinas, rapidamente absorvidas pela presa, que bloqueiam as junções neuro-musculares, paralisando o animal. A presa morre rapidamente por asfixia devida ao bloqueio dos músculos respiratórios.

Tipicamente, quando ameaçadas as mambas retiram-se rapidamente para as suas tocas, por vezes a mais de 20 Km/h, o que as torna uma das cobras mais rápida do mundo.

Após o acasalamento, a fêmea procura uma fenda ou um buraco onde colocará 6 a 17 ovos. A toca deve ser húmida mas não molhada, bem como quente mas não em demasia. A fêmea não guarda os ovos.

Os juvenis chocam cerca de 3 meses depois, nascendo com mais ou menos 20 cm de comprimento. Atingem a maturidade com pouco mais de 1 metro de comprimento.

Temas relacionados:

Lista de espécies   África   Ásia   América do Norte   América do Sul   Austrália   Europa   Oceanos   Zonas Polares

simbiotica.org

Bookmark and Share