Sapo do Suriname

Pipa pipa

Os sapos do Suriname são anuros aquáticos altamente especializados, sendo muito raro para os adultos aventurarem-se em terra firme.

Têm corpos achatados e os membros estendem-se para os lados, o que não lhes fornece apoio em terra. Os membros posteriores são maiores que os anteriores e os dedos apresentam membranas interdigitais completas. na extremidade dos dedos apresentam estruturas sensoriais especializadas em forma de estrela. Os olhos são pequenos e voltados para cima.

Uma característica única destes anuros é o facto de não apresentarem língua e terem um aparelho vocal único, composto por uma caixa parcialmente ossificada com dois pequenos ossos alongados. O deslocamento desses pequenos ossos produz cliques que se propagam pela água. Não existem cordas vocais.

Vivem em pequenos lagos e rios, onde se alimentam no fundo, de pequenos artrópodes aquáticos e peixes, que são empurrados para a boca com as patas anteriores.

O acasalamento decorre na água, com o macho a agarrar a fêmea pelo meio do corpo. Movimentos circulares do corpo do macho culminam com a libertação dos ovos pela fêmea e sua fecundação. 

Os ovos são conduzidos, pelos membros posteriores do macho, para as costas da fêmea, onde aderem e acabam por se embeber no tecido esponjoso entretanto formado. Os ovos eclodem das bolsas dorsais da fêmea libertando pequenos sapos totalmente formados e não girinos.

Temas relacionados:

Lista de espécies   América do Sul   América do Norte   África   Ásia   Austrália   Europa   Oceanos   Zonas Polares

simbiotica.org

Bookmark and Share