Corvo

Corvus corax

Os corvos são parte do folclore popular de muitas culturas, embora possa ter diferentes significados: na literatura ocidental está associado às trevas e à morte (popularizado pelo pema de Edgar Allan Poe "O corvo" e alguns filmes). No entanto, na época medieval simbolizava a virilidade masculina, enquanto na cultura índia americana é o espírito brincalhão e trapaceiro, criador do Homem e responsável pelo acender do Sol. 

A família Corvidae é um bem sucedido ramo dos passeriformes, aparentemente com origem na Austrália, quando esta ainda se encontrava afastada da Ásia. Com a aproximação desses continentes, há cerca de 20-30 M.a. os Corvídeos originais puderam expandir-se por quase todo o mundo (apenas não existem espécies do género Corvus na América do Sul), como agora acontece.

Os corvos são aves grandes, podendo atingir 50 cm de comprimento e o dobro desse valor em envergadura de asa, com uma plumagem negra com um brilho iridiscente quase metálico. Em voo, a sua cauda em forma de diamante permite uma identificação imediata. Os sexos são idênticos, embora as fêmeas sejam um pouco menores.

O bico negro é longo e estreito mas forte, com as narinas cobertas por penugem fina. As penas da cabeça e pescoço são pontiagudas, dando à ave um aspecto eriçado característico. As patas são também negras e longas, com um padrão de escamas característico. 

Dado que vivem principalmente em zonas abertas ou pouco arborizadas, as suas longas patas permitem-lhes deslocar-se rapidamente no solo, andando ou saltando, em busca de alimento. 

Os corvos são omnívoros, alimentando-se de quase tudo o que encontram no solo. A sua dieta habitual inclui insectos, bagas, sementes, restos de presas de outros animais, ovos e juvenis de outras aves e mesmo pequenos mamíferos. Quando vivem próximo de povoações humanas fazem igualmente uma busca no lixo doméstico. 

Os casais de corvos acasalam para vida, mantendo-se juntos todo o ano, ajudando-se mutuamente a patrulhar um território de alimentação que defendem de outras aves. A parada nupcial é elaborada, incluindo posições e oferendas ritualizadas. 

O ninho é construído por ambos os progenitores mas apenas a fêmea incuba os ovos durante 18 a 19 dias, pelo que é alimentada pelo macho nesse período. 

Os ovos, de 4 a 7 por incubação, têm uma coloração esverdeada com pintas castanhas. As aves jovens permanecem no ninho até 10 semanas, sendo alimentadas por ambos os progenitores.

As crias são igualmente negras mas com uma coloração baça, que se torna iridiscente quando atingem a maturidade.

A inteligência dos corvos é lendária, sendo aves que podem ser facilmente treinadas. Têm grande capacidade de imitar sons de outros animais.                                                                                                                                                                                            TOPO

simbiotica.org

Bookmark and Share