Super-classe Piscis

Nesta superclasse estão incluídos os animais aquáticos, na sua grande maioria marinhos, designados vulgarmente peixes (l. pisces).

O corpo destes animais é geralmente revestido por escamas dérmicas e deslocam-se com a ajuda de barbatanas suportadas por raios. A respiração realiza-se através de brânquias com grande área e muito vascularizadas. O sistema circulatório apresenta um coração com duas cavidades, uma aurícula e um ventrículo.

O ancestral dos peixes deverá ser igualmente o ancestral dos animais terrestres. Considera-se que a evolução dos vertebrados terá seguido dois ramos distintos, um sem maxilas (Agnatha) que terá surgido há cerca de 500 M.a. e outro com maxilas e barbatanas pares (Gnatostomata), mais recente, com cerca de 440 M.a.. 

O primeiro grupo, mais primitivo, terá originado os actuais ciclostomados, como as lampreias, enquanto o segundo grupo terá originado os primeiros peixes e daí os restantes vertebrados, devido à sua capacidade de movimentação e eficiência na captura de alimento com a sua mandíbula móvel.                                                                                                                                                                               TOPO

Temas relacionados:

Classe Agnatha   Classe Chondrichthyes   Classe Osteichthyes   Super-classe Tetrapoda   Filo Chordata   Sub-filo Urochordata   Sub-filo Cephalochordata   Sub-reino Parazoa   Sub-reino Eumetazoa   Filo Echinodermata

simbiotica.org

Bookmark and Share